Dicas para um cabelo bonito e saudável


 Quando no passatempo vos pedi que comentassem com o que gostavam de ver no blogue, muitas de vocês me pediu dicas para o cabelo. Espero que gostem e que seja útil. 



 #Almofada
  Trocar as almofadas de algodão por almofadas de seda ou cetim. Estes tecidos não causam tanto atrito logo o cabelo fica menos frisado e com menos pontas espigadas. Também fica mais hidratado pois não são tão absorventes como o algodão que 'rouba' a humidade e os óleos naturais do cabelo.
Fonte: empresshome.com

#Alimentação
  Esta já é mais óbvia, mas sabem quais as vitaminas e minerais mais importantes para um cabelo saudável?  Ferro, Zinco, Ômega 3 e 6, Vitamina C, E e biotina, entre outros.
  As dietas restritivas, pobres em calorias e muitas vezes pobres em vitaminas e minerais têm logicamente um impacto negativo sobre o cabelo e não só. 
  E porquê? Dito de uma forma simplificada, o cabelo é formado por proteína (queratina) e a alimentação/nutrição dos folículos do couro cabeludo depende dos nutrientes que temos no sangue. Logo  o sangue precisa estar repleto de nutrientes. 
  Nada substitui uma alimentação equilibrada e acima de tudo variada. 
Fonte: camomilanutricao.com.br

#Esfoliação
  O couro cabeludo tal como a pele precisa de esfoliação. A esfoliação promove uma limpeza mais profunda e a remoção de restos de produtos e células mortas. 
  Existem produtos específicos, mas também se pode utilizar produtos que temos em casa, como por exemplo o açúcar. Acrescentar uma colher de sobremesa ou duas de açúcar na hora do champoo é muito eficaz, principalmente se optarem pelo açúcar mascavado que tem muitos dos nutrientes essenciais para um cabelo saudável. 
 
Fonte: vividlife.me
#Escovar
  Escovar o cabelo todos os dias antes de ir para a cama tem benefícios. Estimula a produção dos óleos naturais do couro cabeludo e ajuda-os a chegar ao comprimento e às pontas.
  Nos dias em que não se lava o cabelo também serve para retirar todas as poeiras e outros resíduos que se depositem no cabelo ao longo do dia.  
Fonte : todavoce.com.br

#SPF
  O sol, se danifica a pele, também pode prejudicar os cabelos. 
  É claro que durante o verão estamos mais expostos aos raios solares, mas devemos protegê-los todo o ano.
  Procurar gamas com protecção solar para utilizar no verão é uma mais valia para proteger os nossos cabelos. Sim, não chega usar máscaras hidratantes depois dos estragos feitos, devem complementar-se. Também devemos investir num leave-in com SPF que deve ser usado durante todo o ano quando estamos expostos à radiação solar, por exemplo quem faz caminhadas ao ar livre.
Fonte: bellasugar.com/

#Óleos
 Muito se fala dos tratamentos capilares com óleos e muitas dúvidas ainda existem. 
  Os óleos devem ser vegetais e 100% puros (sem silicones ou parafinas).
Para potenciar a actuação dos óleos devemos aquecê-los em banho maria, nunca no microondas. 
  Este procedimento é mais indicado para quem tem o cabelo seco e estragado, mesmo que o couro cabeludo seja oleoso pois não se aplica óleo na raiz.
  Devemos começar por preparar o cabelo, dividindo-o em partes para facilitar a aplicação. Depois a aplicação do óleo deve ser feita em todo o comprimento e pontas do cabelo. Envolver com uma touca de banho e deixar nos cabelos entre vinte minutos e uma hora. No fim, lavar bem com champoo e água morna para retirar todo o óleo e seguir a sua rotina capilar. 
  O objectivo é repor os nutrientes que vamos perdendo devido a colorações, secador, placas e não só, realçar o brilho, combater as pontas espigadas, definir ondulações e diminuir o frizz. 
  É recomendado que se faça uma vez por mês. Se o cabelo estiver muito danificado pode fazer duas vezes num mês e depois fazer mensalmente.
Os óleos que eu uso:
  Azeite Virgem Extra - É o mais conhecido, temos sempre em casa e tem um efeito maravilhoso em cabelos ondulados ou com caracóis, conferindo brilho e vitalidade ao cabelo. Além disso, o azeite possui antioxidantes que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.
  Óleo de Amêndoas Doces - Rico em vitaminas A e B, penetra no cabelo em profundidade, hidratando e nutrindo o cabelo. Também é fácil de encontrar e tem um preço acessível.
  Óleo de Rícino - Potencializa o crescimento do cabelo e deixa o cabelo purificado e macio. Encontramos nas farmácias. É mais consistente do que outros óleos por isso deve misturar-se com outro óleo para não empastar. Compra-se na farmácia e também é bastante barato.
Fonte: patricinhaesperta.com.br

Espero que seja útil. 

6 comentários :

  1. Gostei de todas as dicas, por vezes cuidamos bastante do corpo mas o cabelo também precisa de bastante cuidado
    http://encantosemfim.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Não fazia ideia que o açucar era um bom esfoliante para o couro cabeludo mas vou experimentar já amanhã :D

    ResponderEliminar
  3. Olá Marta! Essa das almofadas desconhecia :) Em relação aos produtos com fator de proteção solar conheces algum que me possas recomendar? Confesso que nunca me dei ao trabalho de utilizar desses produtos mas tenho a certeza que o cabelo deve continuar com o aspeto saudável que tem porque no verão e depois do mesmo o meu cabelo fica uma lástima e tenho que o cortar sempre :/ Essa da exfoliação também desconhecia, tenho que experimentar! Um beijinho*
    Texto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A almofada já uso desde o ano passado e adoro, já não acordo com uma juba frisada. Eu estou a usar o Uniq One da Revlon (amostra) e gosto muito porque não é só protector solar é uma espécie de bb cream para o cabelo e vou comprar o full size. beijinhoos*

      Eliminar
  4. Bem que dicas 5* :) Os óleos e a alimentação eu já sabia mas quanto às outras dicas não sabia... Obrigada por estes conselhos Martinha ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ❤
Respondo no próprio comentário ou no blog/ link assim que puder.

Dúvidas ou propostas flowersandlipsticks@gmail.com