Raciocínios #2 Uma SELFIE com uma mensagem





Esta selfie tornou-se viral. Não porque a mulher tem um corpo tonificado, uns olhos bonitos, ou porque tem uma maquilhagem fantástica...


No dia anterior ao 4 de julho, para quem não sabe, dia da Independência dos EUA. Rachel Taylor foi a uma loja Old Navy para comprar uma camisola para usar no feriado.Os americanos fazem do dia da independência uma verdadeira festa!  A Old Navy é uma loja que tem roupa para todos os tamanhos inclusive os chamados plus-size (tamanhos grandes).
Rachel, ao entrar no vestiário para experimentar algumas roupas ouviu uma conversa entre uma mãe e a sua filha adolescente que gozavam com o tamanho de uma camisola com a bandeira dos EUA estampada igual à que ela levava para experimentar (pelo menos é o que se entende da descrição). A rapariga diz que ela mais duas amigas cabiam na camisola e a mãe rindo responde que é verdade pois é enorme!!
"The girl picked up a plus-size tank top, showed it to her mom and said, ‘Look! Me and So-and-so can fit in this tank top!’ Her mom laughed and said, ‘Yeah, you could! That thing is huge!'”

Como devem imaginar ela não gostou do que ouviu e saiu da loja a chorar. Depois de se acalmar com a ajuda do marido, voltou e comprou a dita camisola porque lhe ficava super bem! 
No final da publicação, Rachel deixou uma mensagem.

"Be kind. Think about others before you speak. And if someone hurts you, you have to move on."
 (Sê gentil. Pensa nos outros antes de falares. E se alguém te magoar, segue em frente.)

 Fez-me lembrar esta frase do filme Cinderela.


 Muitos poderão dizer mal, aliás muitos dizem mal...
Que ela é gorda porque quer, que não devia ter ouvido a conversa... Mas eu sei o que é ir a um vestiário com uma peça de roupa de um tamanho com o qual não me identifico. E acho esta mensagem super importante, antes de falar, de dar uma opinião de dizer uma piada, temos de pensar que podemos estar a magoar alguém directa ou indirectamente. 
Somos um mundo tão complexo, tão diverso... 
Para mudarmos, temos primeiro de nos aceitar como somos, de reconhecer o nosso reflexo no espelho. E este tipo de comentário não ajuda nada nada nesse processo.

 

6 comentários :

  1. eu acho que ela tem que ser forte acima de tudo e logo nos USA, eu tive que lutar com a opinião dos outros toda a vida e agora que me estou a cagar nunca me senti tão bonita...simples assim, pois quem é muito magra tb sofre, já vi gordinhos a serem bem maus a dizerem que os magros dão nojo, desculpa por não ter pena da gordinha, mas tb já fui e detesto esses filmes, uma coisa que cada vez menos suporto é coitadinhos e hipocondríacos....
    se calhar por viver na america nunca sentiu tanto como nós aqui em portugal, mas a mim desde os doze que me massacraram por ter de 10 a 20 kilos a mais....e agora olhando pra trás ,só me pergunto porque me importei tanto com a opinião dessa gente de merda!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas temos de ver que algumas pessoas são mais sensíveis e outras mais fortes, isto em termos de personalidade. Também vivi com isso a minha infância e adolescência eu era a menina bonita gordinha e isso fez com que eu não e aceitasse e ao mesmo tempo não tivesse a força para mudar. Só o consegui em adulta! :D A ideia da mensagem (a parte que gostei) é que só porque algo é óbvio, não devemos andar a apontar o dedo. beijinhooos

      Eliminar
  2. hoje em dia "passamos" a vida a gozar com os outros a criticar os outros e as vezes com uma simples palavra ....podemos magoar os outros...eu sei o que isso é...sinto na pele muitas x....tenho o corpo muito parecido ao dessa rapariga...não era capaz de vestir essa camisola...sou muito complexada e sempre o fui e quando dizemos esta na altura ou de mudar ou de aceitar o nosso corpo vem alguém e nos chama de gorda,,,,,u sei eu sou e muitas vezes brinco com isso, mas la no fundo doi....doi muito eu fotografo miúdas lindas e com corpos magníficos e se fartam de dizer...sou horrível, fiquei tao mal....qcho que nunca iremos estar satisfeitas com o que temos...eu para amenizar as coisas digo sempre há sempre alguém como nós...há muita gente que não se importava de ser gordo e feio como nos desde que conseguisse ver,,,andar.........

    ResponderEliminar
  3. Quando era assim forte como a Rachel , também fui descriminada em várias lojas, pelos próprios empregados, mal entrava em certas lojas vinham logo a correr dizer que não tinham nada que me servissse, era rídiculo pois nem sequer sabiam se eu ia comprar algo para mim ou para outra pessoa e isto em lojas bem "conceituadas". A gota de água foi na Zara, quando a marca passou a ter Xl e eu me dirigi a uma empregada e pedi uma camisola básica nesse tamanho, sabia que tinham porque tinha estado lá no dia anterior a comprar uma e decidi que valia a pena comprar outra. A dita empregada virou-se para mim toda escandalizada e histericamente disse que a Zara não tinha, nem nunca teria camisolas daquele tamanho. Senti-me vexada e acima de tudo senti por parte da empregada um ódio e repulsa contra pessoas gordas. Estava com a minha irmã e engoli duas vezes, porque a minha vontade era desatar a chorar e desatinar com ela, mas a minha irmã disse para manter a calma, que ela iria resolver a situação. Mandou chamar o gerente da loja, que por acaso era um rapaz muito educado, e que ficou completamente envergonhado e chateado com a atitude que a funcionária tinha tido para comigo. Exigiu que a fulana me pedisse desculpa e em tom de ironia mandou-a ao armazém trazer todas, mas todas as camisolas XL que encontrasse, para que eu pudesse escolher uma. Ainda me fez um desconto e perguntou se eu queria escrever no livro de reclamações, referi que ao contrário da funcionária, eu não estava ali para prejudicar ninguém por isso, não apresentaria qualquer tipo de reclamação, pois achei que a mesma já tinha sido "castigada" pela atitude que teve. Infelizmente enquanto fui plus size sofri muita descriminação por parte das lojas, de empresas empregadoras e mesmo em espaços públicos. Mas nunca o senti por parte da minha família, nem dos meus amigos e acima de tudo dos alunos aquem dei aulas naquela altura.

    ResponderEliminar
  4. Não podia estar mais de acordo contigo.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ❤
Respondo no próprio comentário ou no blog/ link assim que puder.

Dúvidas ou propostas flowersandlipsticks@gmail.com