Na cozinha com a Martinha| Risotto de cenoura

Vamos a mais uma receitinha?
 
Refogar duas cebolas picadas e três cenouras cortadas em cubinhos em azeite. (o líquido que vêem na fotografia é porque as cebolas estavam congeladas, o que significa salpicos e fogão todo sujo!)


O grande 'truque' deste risotto é em vez de usar água, usar sumo de cenoura para o fazer. Para isso ferver água e colocar duas cenouras a amolecer. Escorrer e passá-las com a varinha mágica ao o processador de alimentos (se necessário juntar um bocadinho de água).
 Quando as cebolas e os cubinhos de cenoura ganharem uma consistência mais mole e uma cor caramelizada juntar uma chávena de arroz próprio para risotto envolvendo na mistura e temperar a gosto (eu usei cardamomo, cravinho, açafrão e coentro em pó). Depois é como qualquer receita de risotto temos de ir juntando o líquido ao poucos, neste caso o sumo de cenoura, mexendo sempre para que o risotto ganhe consistência.  
Ir provando até obter a consistência pretendida. No final, podem adicionar manteiga (eu não o faço) para dar brilho, queijo ralado e ervas frescas (eu usei coentros).
Voilá! Tem bom aspecto? Posso dizer que estava divinal! 

Fãs de risotto?

2 comentários :

  1. Muiiiiiito fã de ristotto! Adoro e fiquei a babar com estas fotografias!
    Tenho que experimentar fazer...nhammmiii!

    Beijinhos,
    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muito bom aspecto. Com certeza que vou experimentar.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ❤
Respondo no próprio comentário ou no blog/ link assim que puder.

Dúvidas ou propostas flowersandlipsticks@gmail.com