Guia para um roupeiro cápsula

Há um conceito que está a mudar os paradigmas dos nossos roupeiros. Este vem alterar a forma como lidamos com as nossas roupas e os consumos da área da moda.


O roupeiro-cápsula

A ideia e conceito são antigos mas voltaram pela ideia da norte-americana Caroline Rector, do blog Unfancy. Baseia-se na simplificação da vida começando por um guarda-roupa compacto. 

Que tal passares uma estação inteira com apenas 37 peças? Achas que eras capaz?

É claro que uma mudança deste tipo exige reflexão, paciência e decisões. Dificilmente, conseguirás aplicá-la de um dia para o outro pois é difícil prescindir do que tens. O desapego material tem de ser gradativo (não quero ninguém em choque!). 

Podes sempre começar por questionar-te por que manténs no guarda-roupa peças que já nem vestes ou que já não correspondem ao seu estilo. 

Mas se estiveres curiosa ou quiseres atirar-te de cabeça, fica aqui o passo a passo.


A tua vida

Começamos por fazer uma lista das principais atividades que envolvem o dia a dia. Temos de incluir os eventos especiais já agendados, viagens, passeios, trabalho e até o tempo que se passa em casa.


O teu estilo 


Agora tens descrever o teu estilo em palavras soltas. Circulas as que combinam mais com o teu estilo neste momento ou aquelas que queres mais evidenciadas no teu roupeiro. Por exemplo: boho, tendência, chique, clássico, desportivo, girly, romântico, rock...


As tuas marcas/lojas

Faz uma lista das lojas e marcas que favoritas e que combinem com o estilo escolhido no ponto anterior. A lista também deve adaptar-se ao teu corpo e ao teu orçamento. Não é uma lista de sonho, é para ser o teu guia na hora de comprar.

Os tons predominantes

Sejam os tons básicos, os tons da estação ou os que adoras ver como apontamento, deves listá-los. Pensa se se adquam à estação e ao teu estilo. Separa os tons principais, secundários e que gostas de ver em apontamentos.

As peças-chave

Pensa no teu atual guarda roupa. Lista as peças que já tens e consideras essenciais. Também podes acrescentar itens essenciais que ainda queiras comprar. 
Pensa também numa lista geral de peças favoritas para começares a ter noção do teu estilo pessoal. Inclui partes de cima, partes de baixo, sapatos, vestidos e terceiras peças como casacos, kimonos... 
Pijamas, roupa para fazer desporto, lingerie, acessórios e roupa específica de festa não contam para a lista. Eu também exclui os sapatos (baby steps).

Os looks-chave

Agora pensa em outifits que gostas de usar combinando as peças-chave. Tenta ter em consideração as atividades do dia a dia, o teu estilo e até ocasiões especiais.

A lista de compras

Agora, dedica-te a decidir se precisas e quais as peças queres comprar. Não esqueçer o limite de peças. Este é o momento de avaliar se alguma das peças essenciais precisa de ser substituída, se existem cores novas que merecem ser consideradas e se itens indispensáveis para as temperaturas da estação têm de entrar ou não no roupeiro.

O orçamento

Aproveita para veres as novas coleções das lojas favoritas, aproveitar vales e promoções para veres quanto vais gastar nas peças que selecionaste comprar. Não ultrapassar o orçamento.

O armário-cápsula

Por fim, lista as peças – 40 no máximo – que farão parte do seu armário pelos próximos três meses.

As lições aprendidas

Termina apontando as ideias e dicas apendidas durante o processo. Vão ser importantes na hora de planear o armário da próxima estação.



PDF do plano para imprimir e preencher (em inglês) do blog Unfancy

Para mim ainda é difícil aplicar o método mas achei interessante partilhar convosco. Espero que também vos seja útil!

3 comentários :

  1. Adorei as dicas! Se tivermos tudo organizadinho nunca nos esquecemos da roupa que temos e torna-se muito mais fácil combinar outfits :)
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Há giveaway Oriflame a decorrer no blog :)

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia para organizarmos melhor a estação!

    Beijinhos,
    Inês
    forgirls-ines.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post, achei super inspirador.
    Rosangeladyas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ❤
Respondo no próprio comentário ou no blog/ link assim que puder.

Dúvidas ou propostas flowersandlipsticks@gmail.com