O que as borbulhas podem dizer

Mais umas dicas para conhecermos melhor a nossa pele? 
Ás vezes aparecem-nos borbulhas de forma recorrente na mesma zona e isso pode ser uma pista para outros problemas e muitos deles têm soluções bem simples e não, não estou a falar de acne.

No queixo, zona do maxilar e pescoço

Aquela altura do mês

A menstruação. Hormonas como a testosterona flutuam ao longo do ciclo menstrual e fazem com que as glândulas segreguem mais oleosidade o que por vezes obstrui os poros e provoca o aparecimento de borbulhas nestas zonas.
Na semana que antecede o aparecimento do período pode-se utilizar um creme com princípios ativos anti acne e regulador da oleosidade como o ácido salícílico ou o peróxido de benzoíla de forma a prevenir o aparecimento destas borbulhas.

Nas têmporas e na linha do cabelo 
fonte da imagem

Cuidado na aplicação de produtos para cabelo

Evitar aplicar produtos para cabelo em contacto com a pele. Quando se faz um penteado ou passa-se com as mãos pelo cabelo evitar tocar na testa e/ou têmporas de forma a não obstruir os poros que podem provocar o aparecimento de borbulhas nesta zona. 


À volta da boca

Acidez e gordura invisível 

Alimentos ácidos ou mais gordurosos que deixam vestígios invisíveis na boca mesmo após limpar om o guardanapo podem ser os responsáveis pela irritação e inflamação desta zona provocando o bloqueio dos poros resultando em borbulhas muitas vezes nodosas (interiores). Limpar esta zona com uma toalhita de limpeza facial e passar por água corrente depois de comer ou beber alimentos que possam causar esta irritabilidade. Pode-se sempre retocar a maquilhagem depois. 

Maçãs do rosto

Higiene electrónica

As mãos são a parte do corpo humano mais 'suja'. O telemóvel, por sua vez, o objeto mais 'sujo'. Tocar, agarrar, segurar, pegar... E depois tocar no rosto e falar ao telemóvel. Transferir todas as bactérias para a cara e obstruir os poros com sujidade e gordura. 
Solução? Limpar o telemóvel com regularidade e com agentes anti bacterianos, usar auriculares e tirar as mãos da cara!  

Nariz e testa
fonte imagem

Puberdade ou stress

O stress... ai o stress. Maldito!  A resposta do corpo é a segregação de adrenalina que aumenta a produção de oleosidade e o aparecimento de borbulhas na zona T. 
Pode-se aplicar um tratamento anti-acne nas alturas mais propícias ao stress. O mesmo quando se passa pela puberdade. 

Peito e costas

Conversas no ginásio

Ir ao ginásio de manhã e só tomar duche depois do trabalho? Ir fazer uma aula ao ginásio e depois beber um café e ficar uma hora na conversa? A camisola e o sutiã estão húmidos e se ficarem muito tempo em contacto com a pele vão proporcionar o ambiente perfeito para o aparecimento de borbulhas. 
Usar tecidos que absorvam a transpiração, um top suplente e toalhitas se, eventualmente, não der para tomar duche após a prática de exercício físico é uma boa forma de evitar o aparecimento de borbulhas nestas zonas. 

Já tinham pensado nestes casos? 

2 comentários :

  1. Realmente não sabia de algumas coisas mas gostei de saber ;) bom post!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. As têmporas são uma desgraça, não me livro das borbulhinhas aí. Vou ter em conta os shampoos e não deixar que cheguem à pele. Obrigado por partilhares estas dicas, muito útil! :)

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ❤
Respondo no próprio comentário ou no blog/ link assim que puder.

Dúvidas ou propostas flowersandlipsticks@gmail.com