Consumir menos açúcar - por onde começar?


Seja com o objetivo de perder peso ou de manter a saúde todos deviamos consumir menos açúcar (para não ser extremista e dizer nenhum sendo que é muuuuuito difícil!). Como eu tenho esse objetivo e quero ajudar quem quer que também o tenha, juntei algumas dicas simples que podemos seguir de forma a reduzir o nosso consumo de açúcar sem sequer darmos conta! 

Começa aos poucos


Não sejam radicais. Isso apenas leva às dietas de segunda feira! Não se pressionem, nem coloquem objetivos impossíveis de cumprir pois ficarão desiludidos e isso não é positivo para  mudança de hábitos. Não se esqueçam que um hábito demora 21 dias a ser assimilado por isso deêm tempo ao corpo e ao cérebro de se adaptarem às mudanças. Passinhos de bebé com foco no objetivo final. 




Guerra aos refrigerantes de todo o tipo

Com gás, sem gás, light ou zero. Não interessa! Vem num pacote, lata ou garrafa e não é água? Não bebas! 
Fonte da imagem


Elimina o açúcar adicionado

É uma etapa mais ou menos difícil mas muitas pessoas já começaram com essas preocupações. Deixem de color açúcar no chá e no café. Podem começar por reduzir antes de eliminar totalmente (façam ao vosso ritmo). Procurem iogurtes sem açúcar adicionado e juntem frutas, frutos secos, frutas desidratadas por exemplo. 
Os sumos naturais também são de evitar pois sabemos que as frutas contém frutose e no caso dos sumos em grandes quantidades. 
O mesmo acontece com certos molhos e condimentos como o ketchup e o vinagre balsâmico. Atenção a todos os produtos com açúcar na lista de ingredientes. Incluam ainda na lista a evitar/eliminar o xaropes de milho e glucose.
Fonte da imagem

Começa a sentir as mudanças

A abstinencia de açúcar vai provar alguns sintomas desagradáveis como dores de cabeça, irritação, uma vontade louca de comer doces e fadiga mas aos poucos estes sintomas vão passando e vais começar a sentir-te menos inchada e com a cintura mais fina. 

Fonte da imagem

Esqueçe os hidratos de carbono simples

Se ainda não aderiste ao arroz e massas integrais, agora é obrigatório. Não te esqueças de basear as refeições com proteínas magras e legumes. 
Fonte da imagem

Encontra o equilíbrio

Caso cometas algum deslize - um chocolate, um gelado, uma refeição do diparate - não desistas. Nunca se desiste! Continua onde paraste.
Come uma porção por dia de qualquer fruta. 
Evita os produtos em que o açúcar aparece no início da lista de ingredientes.
E sê feliz com as tuas escolhas!

5 comentários :

  1. eu ando a reduzir no açucar aos poucos , já deixei de beber sumo . Antes bebia cerca de 6 copos de sumo num dia , sem exagero . Agora só bebo um copo de sumo durante 1 semana , ando a beber mais agua e a deixar isso . E aos poucos vou cortando nos doces :)
    este post ajudou me bastante ! obrigada !
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  2. A minha irmã tem feito algo deste género à algum tempo e notou diferenças enormes! Eu, infelizmente, só consigo evitar os sumos e o açúcar no café e chá, por agora... ;)

    Beijocas
    Dash of Wonder

    ResponderEliminar
  3. Comecei em Julho a reduzir o consumo de açúcar e os resultados são notórios.

    ResponderEliminar
  4. Já o faço há 1 ano e só faz bem, nada de radicalismos, mas cortar é fundamental. Sou do tempo (oh meu Deus como estou a ficar velha ahahaha) em que os pais só nos deixavam beber um refrigerante e comer um bolo ao fim-de-semana. É uma questão de equilíbrio.

    ResponderEliminar
  5. excelente artigo!
    é tão importante continuar a alertar a comunidade para o perigo do açúcar "escondido".

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ❤
Respondo no próprio comentário ou no blog/ link assim que puder.

Dúvidas ou propostas flowersandlipsticks@gmail.com