6 Dicas| Reduzir a retenção de líquidos

BEDA #3
O inchaço e a retenção de líquidos são causados geralmente por maus hábitos alimentares que são facilmente alterados e nos dão uma sensação de bem estar única. Vou partilhar convosco 6 dicas rápidas de pequenas mudanças que vão sem dúvida mudar alguns hábitos e possivelmente acabar com estas sensações incomodas. 

ÁGUA


A post shared by Marta Santos (@martassantosg) on


1. Beber muita água. Já sabemos que ela hidrata e também conduz as substâncias dentro do organismo por isso é uma forte aliada nestes casos.

4 Dicas| Como beber mais água



EVITAR CERTOS ALIMENTOS 


2. Pastilhas elásticas, bebidas alcoólicas, alimentos fritos, processados, açúcares e farinha de trigo (por exemplo) contêm substâncias que dificultam a digestão devido à inflamação que provocam. Estes alimentos contém substâncias que provocam retenção de liquidos, entre outros efeitos. A alta concentração de sódio em alguns destes alimentos, aliada a gorduras hidrogenadas e farinhas é muito prejudicial ao funcionamento do nosso organismo. 


MASTIGAÇÃO

3. Comer devagar e mastigar bem os alimentos é uma grande dica, pois facilita a digestão, controla a entrada de ar no organismo, além de contribuir para alcançar a sensação de saciedade mais rápido.

FIBRAS

4. Apostar em acrescentar à dieta alimentos ricos em fibras como abacaxi, melão, aipo, espargos e gengibre (por exemplo) que ajudam muito no processo da digestão. Desta forma ajudam também a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos. E neste caso não conta consumir estes alimentos em sumos pois perdem a maioria destas propriedades ao serem transformados. 

BONS HÁBITOS

5. Praticar exercício físico moderado regularmente estimula a circulação e aumenta a velocidade do metabolismo, fazendo tudo circular e acontecer mais rápido no seu corpo. 
O hábito de dormir bem e no mínimo 7 horas por noite também é essencial pois o sono regula o metabolismo fazendo com que todos os processos sejam facilitados.

INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES

6. Investigar se o inchaço pode ser causado por alguma intolerância ou hipersensibilidade alimentar. Hoje em dia existem imensas clinícas onde podem fazer os testes ou, podem tentar perceber quais alimentos provocam mau estar e eliminá-los da alimentação diária. Eu fiz os testes em abril e se tiverem curiosidade posso contar como foi o processo e os resultados. 

Se conseguirem seguir estas dicas devem sentir resultados em poucas semanas. No entanto se o inchaço e/ou a retenção de líquidos persistir devem procurar o vosso médico e investigar o que pode estar a causar esses sintomas.

Saudáveis e felizes :)

8 comentários :

  1. artigo muito interessante, com dicas bem úteis.
    um beijinho *

    ResponderEliminar
  2. É bastante importante beber água, tenho de tentar beber mais. Gostei das dicas!

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    O ESPELHO E A BOLA DE CRISTAL - OS ESCOLHIDOS | CHIADO EDITORA

    ResponderEliminar
  3. Olá, ótimas dicas para seguir. Eu sou muito "indisciplinada". Tenho que aprender essas dicas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, boas dicas. Pena que não cumpro nenhuma, mas tenho-a que me esforçar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá. Boas dicas. Infelizmente não as pratico! Sou muito preguiçosa. Temos que ter muita força de vontade. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Uma ótima dica pra quem tem retenção de líquidos!

    ResponderEliminar
  7. Por acaso queremos muito descobrir uma forma de eu (Telma) beber água. Eu (Pedro) não passo nunca por desidratado, já ela... É o caos! Todas as partilhas neste sentido são muito bem-vindas!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita ❤
Respondo no próprio comentário ou no blog/ link assim que puder.

Dúvidas ou propostas flowersandlipsticks@gmail.com