6 Dicas| Reduzir a retenção de líquidos


O inchaço e a retenção de líquidos são causados geralmente por maus hábitos alimentares que são facilmente alterados e nos dão uma sensação de bem estar única. Vou partilhar convosco 6 dicas rápidas de pequenas mudanças que vão sem dúvida mudar alguns hábitos e possivelmente acabar com estas sensações incomodas. 

ÁGUA


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1. Beber muita água. Já sabemos que ela hidrata e também conduz as substâncias dentro do organismo por isso é uma forte aliada nestes casos.

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EVITAR CERTOS ALIMENTOS 


2. Pastilhas elásticas, bebidas alcoólicas, alimentos fritos, processados, açúcares e farinha de trigo (por exemplo) contêm substâncias que dificultam a digestão devido à inflamação que provocam. Estes alimentos contém substâncias que provocam retenção de liquidos, entre outros efeitos. A alta concentração de sódio em alguns destes alimentos, aliada a gorduras hidrogenadas e farinhas é muito prejudicial ao funcionamento do nosso organismo. 



MASTIGAÇÃO

3. Comer devagar e mastigar bem os alimentos é uma grande dica, pois facilita a digestão, controla a entrada de ar no organismo, além de contribuir para alcançar a sensação de saciedade mais rápido.

FIBRAS

4. Apostar em acrescentar à dieta alimentos ricos em fibras como abacaxi, melão, aipo, espargos e gengibre (por exemplo) que ajudam muito no processo da digestão. Desta forma ajudam também a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos. E neste caso não conta consumir estes alimentos em sumos pois perdem a maioria destas propriedades ao serem transformados. 

BONS HÁBITOS

5. Praticar exercício físico moderado regularmente estimula a circulação e aumenta a velocidade do metabolismo, fazendo tudo circular e acontecer mais rápido no seu corpo. 
O hábito de dormir bem e no mínimo 7 horas por noite também é essencial pois o sono regula o metabolismo fazendo com que todos os processos sejam facilitados.

INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES

6. Investigar se o inchaço pode ser causado por alguma intolerância ou hipersensibilidade alimentar. Hoje em dia existem imensas clinícas onde podem fazer os testes ou, podem tentar perceber quais alimentos provocam mau estar e eliminá-los da alimentação diária. Eu fiz os testes em abril e se tiverem curiosidade posso contar como foi o processo e os resultados. 

Se conseguirem seguir estas dicas devem sentir resultados em poucas semanas. No entanto se o inchaço e/ou a retenção de líquidos persistir devem procurar o vosso médico e investigar o que pode estar a causar esses sintomas.

Saudáveis e felizes :)