6 Dicas para pintar o cabelo em casa

Muitas de nós pintamos o cabelo em casa, eu inclusive. Não é que não gostasse de ir ao cabeleireiro mensalmente mas são as prioridades de onde gastamos o nosso dinheiro que me fazem optar pela coloração em casa. E da minha experiência compilei seis dicas para quem acha o processo complicado ou está a pensar experimentar.

Folhetos e indicações são para ler e seguir

Um dos conselhos dos folhetos é fazer o teste de sensibilidade sempre que se usa uma tinta nunca antes utilizada. Pensem que é um passo obrigatório. Imaginem ter uma reação alérgica depois de terem aplicado o produto em todo o couro cabeludo?! Não deve ser nada agradável. É só aplicar uma pequena quantidade do preparado atrás da orelha, na nuca ou na parte interna do antebraço e observar a reação da pele. 
Vale perder alguns minutos a ler ou reler o folheto porque podemos cometer um erro desnecessário por pura distração.

Respeitar o tempo que o preparado fica no cabelo também é importante. Ficar com a tinta mais tempo que o recomendado não vai clarear, escurecer ou fixar mais a cor. 

Preparação

Convém que o cabelo não esteja 'limpo'. Devemos ficar pelo menos 24 horas sem lavar o cabelo antes de pintar porque a oleosidade natural protege o couro cabeludo dos químicos. Mas sem exageros pois se estiver muito sujo também pode influenciar a aderência e a cor. 
O local deve estar desocupado para poderes orgaizar todo o processo e deves usar roupas velhas para o caso de as sujares com tinta. Mesmo assim podes e deve usar uma toalha pelas costas para a proteger. 
Se é a primeira vez que vais pintar o cabelo em casa pede ajuda a alguém. É um processo que requer alguma agilidade e prática e queremos que o resultado seja fantástico.

Sem manchas

Antes de aplicar a tinta, é importante protegermos a pele na linhaà volta do cabelo. Passar vaselina ou um creme gordo nas zonas mais expostas como testa, nuca, laterais e mesmo as orelhas evita que no dia seguinte tenhamos umas manchas constrangedoras. Se te esqueceres podes sempre usar desmaquilhante bifásico ou óleo de coco depois para retirar o excesso de tinta da pele. Mas cuidado! Também poderá desvanecer a tinta das raizes circundantes.

Pequenos truques

Dividir o cabelo em quatro partes iguas de forma a que a aplicação seja mais organizada é uma grande ajuda quer optes por pintar o cabelo sozinha ou que alguém te esteja a ajudar. Começa por fazer risco ao meio da testa até à nuca e outra de uma orelha à outra. Separa as secções com mola do cabelo ou mesmo elásticos até à altura de pores as mãos à obra. Assim, o resultado ficará mais uniforme.
Se tens o cabelo muito comprido coloca um pouco de condicionador nas pontas. Como são mais porosas absorvem mais tinta e podem ficar mais escuras do que o resto do cabelo.

O processo geral

Com o auxílio do aplicador ou de um pincel de cerdas curtas devemos começar por aplicar o produto na nuca, depois nas laterais e por fim no topo da cabeça, distribuindo a tinta por toda a raiz. 
No entanto se tiveres cabelos brancos deves começar pela zona mais afetada.

Escolher a tinta

O primeiro número que aparece na embalagem da tinta indica o tom base da cor. 
Existem oito tons do preto ao loiro claro e esses números são os mesmos em todas as marcas.
  • Tom 1 Preto
  • Tom 2 Moreno
  • Tom 3 Castanho escuro
  • Tom 4 Castanho médio
  • Tom 5 Castanho claro
  • Tom 6 Loiro escuro
  • Tom 7 Loiro médio
  • Tom 8 Loiro claro
O número que aparece depois do ponto indica a nuance da cor. Pode ser bege, dourado, acinzentado, vermelho, acobreado... Esses números têm significados diferentes de acordo com a marca. Por isso é importante ler o nome que dá à cor pois só ele especifica a nuance como por exemplo: Louro dourado, castanho chocolate...

O volume define quantos tons é capaz de clarear e o tempo de ação com o descolorante determina o clareamento. 
  • Volume 10 - Escurece os fios com a tintura Especificado na caixa da tinta
  • Volume 20 - Clareia de um a dois tons de 45 a 50 minutos
  • Volume 30 - Clareia de dois a três tons de 45 a 50 minutos
  • Volume 40 - Clareia de três a quatros tons de 45 a 50 minutos
Mas é muito importante ler o folheto informativo para confirmar todas as informações específicas da tinta que compraste.