Queda de Cabelo | Causas e soluções

O cabelo tem impacto significativo na  nossa aparência. Gostamos sempre de ter o cabelo bonito e saudável! 
A queda de cabelo excessiva pode ser fonte de preocupação e desgosto. 
Existem inúmeras opções de tratamento e também diversos factores que podem causar ou agravar a situação e que podemos tentar controlar. 

Ler opiniões e artigos ajuda mas para um diagnóstico e tratamento direcionado nada como consultar um dermatologista que analizará as características do cabelo e das prováveis causas do problema.

O que pode provocar ou piorar a queda de cabelo?

Stress

Ansiedade e stress levam à perda de vitaminas e minerais, consequências da falta de energia provocada por estas condições. Para além disso também desacelera o metabolismo dificultando a divisão celular na raíz (o cabelo cresce mais devagar).

Alimentação 

Já sabemos que ter uma alimentação variada e equilibrada é meio caminho andado para uma vida saudável e, consequentemente ter um corpo, pele, cabelo saudáveis... No caso do cabelo podemos consumir alimentos que sejam ricos em vitaminas B e C, ferro, zinco  e ainda complementar com um suplemento anti-queda e fortificante.





Temperaturas muito altas

Secar o cabelo, usar a prancha e mesmo tomar banho com água muito quente são acções que quando se tornam hábitos prejudicam a saúde da fibra capilar. A água deve ser tépida e quanto ao uso da prancha e a utilização do secador pode ser alternada com deixar o cabelo secar ao ar e nunca dispensar o protector antes destes procedimentos. 

Escovar o cabelo molhado

O cabelo quando está molhado fica fragilizado e a escovagem acaba por arrancar e partir muitos fios. No entanto já existem algumas escovas que se apresentam como ideais para usar em cabelo molhado.



Andar sempre com o Cabelo Preso 

Mais uma questão básica. Todos sabemos que andar com o cabelo preso, seja o típico «rabo de cavalo», tranças, coques ou outros apanhados fazem mal ao cabelo no sentido em que muitos fios são arrancados, partidos e 'esticados' ficando danificados. 
Mas nem sempre é uma escolha e apanhar o cabelo diariamente é uma realidade para muitas de nós. O meu melhor amigo neste campo é o Invisibobble. Existem de várias cores , eu tenho castanhos, pretos, rosa, azuis, pérola....mas os meus favoritos são os transparentes (não me perguntem o porquê?!). Já existem dois modelos para além do Original - o Nano (só com uma volta e o Power (para quem tem cabelão e precisa de uma força extra).

Dormir Mal 


A insónia ou a privação de sono frequente põe em risco, de diferentes formas, a saúde geral. Quanto ao cabelo posso começar por referir que muitas vezes essa privação é derivada de stress e somos assim levados a outro ponto deste artigo. 

Dormir permite ao corpo descansar e fazer uma espécie de reiniciar para o dia seguinte. A falta de sono desregula as funções das glândulas que são essenciais no funcionamento do nosso corpo. Por isso, o cabelo pode ficar mais oleoso caso se atravesse um período de insónia ou ansiedade.


Comentários

  1. Cai-me imenso cabelo mas eu sei que é do stress e da alimentação! Tenho de tomar suplementos :(

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post! Segui o teu blog, podes seguir o meu? :)

    www.aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pelo vosso apoio.
Sigam o blog para ficarem a par de todas as novidades.
Beijinhos