A bebida Ayurvédica que faz bem a tudo

Independentemente do nome quase de certeza que já ouviram falar da super bebida milagrosa antiquíssima que se dá pelo nome mais comum Golden Milk, não é verdade? Mas a verdadeira pergunta... já provaram? 
Se a cabeça abana para a esquerda e para a direita - temos de falar! 

Não imaginas o que andas a perder. 
Já podia ter falado desta bebida há uns 3 anos, quando comecei a consumir. Mas, honestamente, cada vez que falava da descoberta a aguém... Bem, as reações foram controversas posso adiantar. 
Até que se deu o BOOM! Golden Milk em todo o lado, curcuma é o novo super alimento e tanta a gente fala e recomenda o "meu" leite amarelo como costumo dizer. 
Partilhei algumas vezes no instagram e na altura recebi muitas mensagens é verdade, mas foi agora que decidi partilhar aqui e prometo que o entusiamo relavitamente à bebida não é em vão. 
Experimentei a versão original, em casa de família Indiana (onde experimento tudo o que me colocam à frente) com pimenta preta e jaggery (açúcar de cana não refinado, sim também tive de perguntar) ou mel. Uma bebida doce e com um sabor muito característico. A cor amarela provém de uma raíz semelhante ao gengibre mas mais fininha e laranja - a raíz de curcuma.
Na altura a promessa foi que a constipação que me incomodava há dias ia desaparecer. A verdade é que não tenho uma verdadeira constipação desde aí. Assim que sinto um arranhãozinho na garganta vai uma chávena de leite amarelo e fora isso bebo com alguma frequência porque realmente gosto. 
Não só possiu características que dão um boost ao sistema imunitário e a mistura de especiarias como a canela e o gengibre são ótimas adições. Já devem saber dos benefícios destes dois, certo? Cada golo é um misto de energia e calma, uma sensação de rejuvenescimento e cura. Isto não é uma aula por isso acho que ficam bem informados ao saber que faz bem a muita coisa. É anti-inflamatória, auxilia em problemas na digestão, antioxidante, antiviral e antifungíco, ótimo para regular o sono e acalmar náuseas... e já disse que não há melhor para constipações e dores de garganta? 
O super composto é a curcumina presente na raíz de curcuma e a adição da pimenta preta serve para ajudar na sua absorção. 
Adoro consumir à noite mas não invalida que não beba ao pequeno almoço de vez em quando (uso outra receita). É aquele aconchego antes de dormir que às vezes é mesmo essencial, quase viciante. Mas pode ser encaixado em qualquer rotina, é uma questão de gosto e oportunidade.
Com tantos benefícios que me esforcei por enumerar, vão dar uma chance? 


Ainda vou dizer, caso não tenham reparado... é adaptável - sem lactose ou sem lacticínios - e sem glúten... E deliciosa!