20 minutos para organizar a semana


O tempo é relativo, controla o tempo, organiza-te. São frases clichê que nos perseguem desde.... bem desde sempre. 

Quantas vezes planeamos a nossa manhã, tarde, ou dia inteiro e acabamos a não fazer nada do planeado? Rendimento = zero já nos aconteceu a todos (e era bom que tivesse sido só uma vez!). Não há nada mais stressante que ter coisas para fazer, achar que ainda temos mais do que tempo para as concretizar e... zup! Está na hora de sair de casa, fazer o jantar ou outra tarefa de primeiro grau digamos assim. 

Visto que isto acontece-me mais frequentemente do que gosto de admitir, reuni dicas para em 20 minutos organizarmos a nossa semana. 

E juro que não é  fazer uma lista! 



Começa com uma lista mas e mais um guia para em nos organizarmos melhor. Vamos começar? 


5 M I N U T O S
0-5

Até podemos até usar aqueles 5 minutinhos extra na cama, à sexta-feira, depois de adiarmos o alarme ou um bocadinho da tarde de domingo. É só pegar num papel e organizar o caos. 
Aliás ainda não é propriamente organizar mas sim enumerar tudo o que temos para fazer. Das tarefas rotineiras, passando pelas importantes, as excepcionais e mesmo as que parecem não ter lugar na lista.
Das tarefas mais rotineiras ligadas aos filhos, à casa, como um relatório para a Faculdade/trabalho, uma ida ao banco, terminar uma série, café com amigos... dá para entender certo? Pode ser apontado numa folha branca ou num caderno, ou no diário se for o caso. 
A ideia é parar de nos negligenciarmos por nos esquercermos de alguma coisa. Podemos nem nos lembrar de tudo naqueles 5 minutos mas o quase tudo estará listado de certeza. Vamos controlar o nosso dia. Se está escrito não temos, mesmo que inconscientemente, fazer o esforço mental de manter a memória dessa tarefa na cabeça. 
É um peso que tiramos dos ombros do nosso cérebro. 

5 M I N U T O S
5-10

Aqui é que vamos organizar a lista. Selecionar o que tem de ser feito com muita e alguma urgência. Fazemos uma nova lista só de tarefas importantes. Dica Extra: Deixar umas linhas em branco porque podem surgir imprevistos é torna-se mais fácil acrescentar à lista. 
Depois vamos listar as outras tarefas ou sub-tarefas das selecionadas anteriormente e colocar um quadrado ou círculo em cada linha para fazermos ✓! 
É uma ótima forma de organizarmos o que fizémos nesse dia e o que ficou por fazer. 
E para realmente dominarmos a organização temos de marcar as tarefas que nos dispomos a completar em cada dia porque assim podemos adiantar (fazer uma tarefa do dia seguinte), perceber que temos de nos adiantar se queremos fazer tudo o que tempos para fazer ou passar essa tarefa à frente se existir algum obstáculo. É nesta fase que podemos passar as tarefas para a agenda.  
  
5 M I N U T O S
10-15


Uma semana a correr bem tem refeições e snacks saudáveis, 2l de água, exercício físico e poucos ou nenhuns imprevistos. 
Aquelas tarefas diárias que queremos destacar podem ganhar símbolismos para nos incentivar.
Queremos uma bolinha ou estrelinha azul - imaginemos que reprensenta 2l de água - na agenda diariamente. E, se não tivermos 7 bolinhas azuis no final da semana podemos até fazer o balanço e entender o que é preciso para que isso aconteça.
O tempo livre passa num instante por isso tempos de controlá-lo para que não seja tempo perdido. A motivação para nos organizarmos deve basear-se na ideia de que este controlo vai "dar-nos tempo". 
O stress e a pressa acabam por nos fazer perder os melhores momentos ou a não disfrutar deles como poderíamos. 


Aproveita e espreita --> 4 Dicas para beber mais água

5 M I N U T O S
15-20
Não esquecer as pequenas coisas. Pormenores são tudo. Parecem clichês mas às vezes temos pequenas tarefas, mais ou menos óbvias que são essenciais ou condicionantes de outras tarefas mais importantes. Essas tarefas podem estar separadas, num quadro "a não esquecer". Se não forem realizadas no dia copiam-se para o quadro do dia seguinte. Assim conseguimos manter o controlo da situação.
 Se quiseres algum destes modelos em pdf --> Planos